Emagrecer Rápido – Verdades e Mitos

Você acha que emagrecer rápido é possível?

Emagrecer rápido é possível SIM!

É fácil?

Depende!

É saudável?

Na maioria das vezes, não!

Se a sua maior dúvida sobre COMO EMAGRECER RÁPIDO é o COMO, preciso dizer que talvez você esteja indo pelo caminho errado.

Saiba que a maior dificuldade das pessoas que querem emagrecer, não é apenas perder os quilos a mais. A maior dificuldade é manter-se magro. Fugir mesmo do famoso efeito sanfona

emagrecer rápido pesando-na-balança

Se você tem algum amigo, alguma amiga, que briga com o efeito sanfona há algum tempo, muito provavelmente esse texto poderá ajudar muito. Compartilhe e ajude a acabar com o efeito sanfona!

A busca por uma forma milagrosa de emagrecer é de interesse da maioria. Quem não quer voltar a vestir aquela calça que não está mais passando nas coxas, e que um dia vestia muito bem?

Você não sabe o que aconteceu, mas num belo dia acordou, e meio que por um azar do destino, suas roupas estão apertadas. E agora? Como eu engordei tanto em tão pouco tempo?

Aí eu te chamo aqui pra fazer um exame de consciência comigo. Será que foi do dia pra noite? Esses quilos a mais apareceram em pouco tempo mesmo?

Se você parar pra pensar, provavelmente não. Então, se você está há anos engordando, um pouquinho a cada dia, porque você acha que é justo com seu corpo tentar eliminar todos os quilos a mais de uma só vez. Você acha mesmo que a solução é emagrecer rápido?

Na verdade o que mais acontece é que nossos (maus) hábitos alimentares acabam nos levando a esse cenário de gordura em excesso. Você tem que entender que o motivo para gente criar esses maus hábitos alimentares são vários, desde níveis de estresse elevados, a intoxicações viciantes.

Agora pense comigo: se você engordou ao longo de meses, ou até mesmo de anos, você acha mesmo que emagrecer rápido usando remédios ou se submetendo a uma dieta altamente restritiva em nutrientes, é a melhor saída?

Dietas que ensinam como emagrecer rápido são em geral altamente prejudiciais à saúde porque são pobres em nutrientes, baseiam-se em protocolos que provocam desequilíbrios hormonais e acabam não sendo efetivas, já que promovem o efeito sanfona. Dietas que focam apenas em um curto período da vida não são sustentáveis.

Agora, você sabe me dizer porque o efeito sanfona acontece?

Acontece simplesmente porque as pessoas fazem dieta. Quando alguém faz uma dieta específica, isso significa que o processo de emagrecimento terá um início, um meio e um fim. Ou seja, como tem um fim, sempre que uma dieta acaba, existe a tendência natural de voltar aos hábitos alimentares (ruins) de antes.

Muitas vezes a ânsia de eliminar os quilos desejados e emagrecer rápido cresce ao longo do período de dieta, e quando percebemos, queremos que a dieta acabe muito mais para podermos voltar aos hábitos antigos do que para ver na balança os quilos que conseguiu eliminar. Mesmo que você emagreça 30 kg, se você voltar aos hábitos que te levaram àquele peso, pode ter certeza que tudo voltará rapidamente.

Emagrecer rápido incentiva seu corpo a engordar rápido.

Pensando na nossa rotina e no número de obesos que não para de crescer no mundo todo, é preciso entender que os maiores responsáveis são os alimentos processados, cheios de açúcares, toxinas e aditivos, que contribuem para o acúmulo de gordura no nosso corpo. Se quiser entender um pouco mais sobre o vício causado por processados no nosso corpo, eu publiquei este texto, que mostra por A + B Por que perder peso é tão difícil?

Os alimentos processados estão em todo lugar. Na nossa casa, quando olhamos para a geladeira ou para o armário que guarda as compras…estão literalmente a nossa volta o tempo todo. Por mais que você ache que a quantidade de alimentos processados é moderada no seu dia a dia, eu te digo que dependendo como é essa moderação, isso não adianta de NADA.

O que você me diz de um café da manhã que tem frutas frescas?

Excelente, não?

Depende! Olhe o café da manhã abaixo…

emagrecer-rapido-cafe-da-manha

 

Se as frutas estão acompanhadas de pães, geléias, queijos, presunto e leite achocolatado, a única parte não processada do seu café da manhã são as frutas.

Por mais que pareça saudável, mesmo que o queijo seja branco, o presunto seja magro, o leite desnatado, o chocolate e a geléia sejam light, acredite que nada disso está contribuindo para seu emagrecimento. Aliás, muito pelo contrários, todos estes itens estão, pouco a pouco, te engordando.

Emagrecer rápido torna-se impossível com todos esses alimentos à sua volta.

Por exemplo, sempre que você estiver na dúvida se deve ou não comprar algum produto que está na prateleira do supermercado, procure na lista de ingredientes por xarope de (glicose de) milho, sacarose, lactose, maltodextrina, extrato de malte, açúcar invertido, amido, xarope de agave, dextrose, sorbitol, galactose, polidextrose, mannitol, xylitol ou acúcar turbinado. Se qualquer um desses elementos aparecer no rótulo, evite o produto porque ele provavelmente foi desenhado para viciar e engordar você.

Tá bom! Alimentos processados me viciam e engordam! Entendi.

Também entendi que emagrecer rapidamente não é saudável e, principalmente, é ineficaz porque os quilos perdidos voltam bem rápido.

Então o que devo fazer para ter um corpo bonito, forte, saudável e magro?

Detox: Emagrecer pode ser fácil!

Desintoxique seu corpo e Emagreça! Cadastre-se gratuitamente e aprenda a fazer um Detox de Verdade!>

Você pode estar pensando que se passar a consumir os alimentos light ou diet, que são apresentados para nós como amigos de quem quer emagrecer, você vai conseguir sim emagrecer rápido, certo?

Pense que esses alimentos, light e diet, também estão na categoria de alimentos processados. Isso significa que são tão ruins quanto os regulares (muitas vezes são piores) pois viciam e aumentam sua dependência pelo consumo.

Cientistas da Universidade de Purdue, no estado de Indiana, Estados Unidos, coordenados pela Dra. Susan E. Swithers, estudaram o uso de alimentos diet e light e o consequente acúmulo de gordura corporal.

A pesquisa foi feita com ratos. Nela, os cientistas incluíram na alimentação de um grupo de ratos as deliciosas batatas chips regulares, e na alimentação do outro grupo uma na versão também deliciosa, só que light, dessas mesmas batatas.

Os ratos que receberama versão light, em teoria “mais saudável“, engordaram mais do que os outros e demoraram muito mais tempo para perder os quilos após o fim da experiência.

Entenda que a melhor forma de ser saudável e adquirir o corpo dos seus sonhos não é seguir a mídia, as dietas da moda, nem os novos produtos diet e light produzidos pela indústria alimentícia.

Nada disso é feito nem pensado para ajudar quem quer emagrecer, muito menos se seu objetivo é emagrecer rápido. Aliás, pelo contrário, todos os produtos são minuciosamente pesquisados para entender como cada ingrediente vai agir no nosso cérebro. Dessa forma, o vício cresce a cada dia, e quando você percebe, sua geladeira está repleta de alimentos light, mas você não para de engordar.

Se seu objetivo é emagrecer rápido, o que eu vou falar agora não vai te ajudar muito. Por outro lado, se você não se preocupa em emagrecer rápido, mas sim em emagrecer e nunca mais engordar, entenda de uma vez por todas que o que você precisa não é de uma dieta, mas trocar os alimentos processados de sua geladeira e dispensa por alimentos de verdade. Pode ser que se você fizer isso, dependendo do seu peso atual, você leve algumas semanas, ou até mesmo alguns meses para perder todos os quilos que deseja, mas depois que emagrecer comendo somente comida e verdade, esses quilos ficarão fora do seu corpo para sempre.

O que seria então essa tal de comida de verdade?

Comida de verdade são as raízes cozidas e cruas, frutas e sucos frescos feitos de vegetais (misturar frutas, folhas e legumes é a melhor opção), ovos, carnes, sementes e tudo mais que pode ser encontrado diretamente na natureza. Evite tudo o que é processado e produzido pela indústria alimentícia, porque com certeza não é saudável, te vicia e engorda.

Pense assim: que se vem dentro de caixinhas e saquinhos coloridos, que chamam sua atenção, e se os ingredientes estão escondidos atrás de nomes que você desconhece, não compre. É processado!

Uma analogia que gosto muito de usar para esclarecer o que são alimentos de verdade, é a analogia dos índios (índios de antigamente, que viviam na floresta!). Sempre que você for comprar algo, pare e pense se isso seria parte da alimentação de um índio! Se sim, vai fundo! Se não, substitua, porque provavelmente vai te intoxicar de alguma forma. É processado! Isso vale para 99% dos casos…não tem erro!

Ah… e não vai pegar qualquer erva desconhecida no meio da rua, pode te fazer um mal danado. =P

Entenda que comer comida de verdade não vai te emagrecer rápido, da noite para o dia, mas vai te emagrecer para sempre!

É verdade que dentre as comidas de verdade que temos na natureza, há aquelas que contribuem mais para o emagrecimento que outras. O que importa aqui, num primeiro momento, é entender que independentemente do que seja, sempre que você opta por remover os processados (que são viciantes, como sorvetes, chocolates, açúcares refinados, farinhas…basicamente tudo que não pode ser encontrado diretamente na natureza) da sua vida e substituir por alimentos de verdade, você está contribuindo para seu emagrecimento saudável e definitivo. Isso porque sem vícios, você conseguirá optar cada vez mais por alimentos mais e mais saudáveis.

E calma lá se você acha que eu estou dizendo para cortar os alimentos processados da sua vida, e que você nunca mais vai poder comer um docinho de festa, ou aquela coxinha recheada com catupiry! Não é bem isso que eu estou defendendo aqui.

Você vai precisar ficar longe dos processados pelo exato período que ainda estiver viciado e gordo. Comer apenas comida de verdade por um bom tempo fará com que a dependência em processados diminua…até que não exista mais. Quando você conseguir se livrar dessa dependência, ir a uma festa e se esbaldar não vai ser mais problema, desde que na refeição seguinte você volte ao que é correto: comer somente comida de verdade.

Vamos fazer uma continha rapida? Quando você já está no seu peso ideal, se em mais de 80% das refeições você comer comida de verdade, você pode ser menos rigoroso nos menos de 20% que restam dessa conta. Seguindo isso pelo resto da vida, você não terá problemas com obesidade nunca mais. Você nunca mais vai ter esse desespero por emagrecer rápido…simplesmente porque você não vai mais engordar!

Essa conta funciona mais ou menos assim. Temos 7 dias na semana, certo?

Se em cada dia da semana você se alimenta 5 vezes, isso significa 35 refeições por semana. Então, depois que você já emagreceu (já está no seu peso ideal), se você for a 4 ou 5 festas ou reuniões sociais por semana, não precisa controlar com o que vai comer. Isso se você, na sua alimentação diária, estiver cumprindo o correto, e comendo apenas comida de verdade.

Com esses números fica fácil olhar para nossa vida e perceber como fazemos tudo errado TODOS OS DIAS, sem ao menos perceber, certo?

Se você nunca parou para pensar nisso, lembre agora o que você comeu ontem e hoje… Faça as contas e me diga, quantas refeições foram somente de “comida de verdade”.

A gente faz tudo errado a maior parte do tempo e acha que almoçar uma salada na segunda-feira, depois de ter se alimentado mal em TODAS as refeições do final de semana, vai ajudar a emagrecer.

E o pior, você come essa saladinha e fica naquela ânsia de que isso faça você emagrecer rápido.

Impressionante, não é mesmo? É justamente por isso que o mundo está cada vez mais obeso. Porque mais de 80% da nossa alimentação não é comida de verdade, e sim comida processada e refinada.

Pensando nisso, você pode estar se perguntando a melhor estratégia para inserir comida de verdade, na maior parte das suas refeições, sem que isso seja difícil ou complicado.

Para mim, uma das melhores estratégias é, em primeiro lugar, retirar tudo que não é alimento de verdade da minha lista de compras. A lógica da distância é a melhor! Se eu não tenho porcaria em casa, eu não vou comer porcaria. Por outro lado, se só tem comida saudável em casa, é comida de verdade o que vai me alimentar.

Nutrindo meu corpo com o que ele realmente precisa, sobrará menos espaço para aquele desejo por processados e refinados. O vício vai diminuir e não vai mais te controlar. Esse desejo, quase sempre, reflete o quanto estamos viciados em alimentos que engordam e, ao mesmo tempo, não nutrem nosso corpo. Acabar com essa intoxicação que vicia é o primeiro passo para emagrecer com saúde!

Detox: Emagrecer pode ser fácil!

Desintoxique seu corpo e Emagreça! Cadastre-se gratuitamente e aprenda a fazer um Detox de Verdade!>

Nutrir as células é essencial para emagrecer com saúde

A estratégia que eu uso para nutrir meu corpo com uma grande quantidade de nutrientes, sem precisar gastar muito tempo para isso, é por meio de sucos vegetais. Sucos de frutas e vegetais misturados são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes benéficos para o corpo.

Pense comigo: você já se imaginou, em um lanche da manhã, comendo 3 cenouras, 2 ramos de espinafre, 3 folhas de couve, 2 maçãs-verdes, 2 limões e um pedaço de 3 cm de gengibre? Aposto que não, mesmo porque isso tudo é muita coisa para se conseguir comer em um lanche da manhã.

Agora, pare para pensar a quantidade de nutrientes que existe nessa lista de ingredientes acima.

Cenouras são famosas por fornecer Vitaminas A, B, C, E e K, betacaroteno além de vários minerais como fósforo, cálcio, potássio e magnésio.

O espinafre traz para este suco boa quantidade de vitaminas C e E, betacaroteno, zinco, selênio e manganês, antioxidantes excelentes no combate à osteoporose, arteroesclerose e hipertensão.

A couve, é um anti-inflamatório natural que fornece vitamina K e ômega 3. Além disso, é um excelente alimento para saúde dos ossos e dos olhos, e, os antioxidantes da couve promovem mais saúde à sua pele.

A maçã é rica em ferro, que evita problemas como anemia e fósforo, bom para fortalecer dentes e estimular o cérebro. E boa parte dos benefícios dessa fruta vão desde a casca até a polpa, por isso, sempre que for utilizar maçã nas receitas, lave bem e use-as com casca. Por exemplo, a pectina, presente na casaca, ajuda a reduzir o colesterol ruim. Possui também antioxidantes naturais, que combatem os radicais livres e também combatem alguns tipos de câncer. Fornece uma capacidade respiratória melhor e é muito boa para tratar problemas na voz e na gargante pois possui propriedades adstringentes. Além disso, apresenta também altas concentrações de potássio e magnésio. O potássio e o magnésio juntos funcionam muito bem juntos para regulação das funções cardíacas.

O gengibre é repleto de minerais, como potássio, sódio, ferro, fósforo, cobre, cálcio, zinco e magnésio. Ele potencializa a absorção e assimilação dos nutrientes essenciais, ajuda a eliminar flatulências e controlar cólicas, age em inflamações nas articulações e seu consumo regular ajuda bastante na cicatrização do corpo.

Você consegue perceber que, com essa quantidade de nutrientes e benefícios, você vai alimentar de verdade seu corpo, e de maneira saudável? Substituindo seu iogurte (processado) com granola (também processada), por um suco como esse, ao mesmo tempo que diminui processados, eleva e muito os nutrientes na refeição.

Algumas receitas de sucos detox emagrecedores são especialmente relevantes para quem quer começar um processo de emagrecimento saudável. Além de nutrir de verdade o corpo, receitas como as duas que coloquei abaixo ajudam a acelerar o metabolismo e eliminar o inchaço e acúmulo de líquidos indesejado. Elas não vão te emagrecer rápido, mas vão ajudar seu corpo a desintoxicar um pouco mais a cada dia.

Agora, para finalizar, me diz uma coisa…o que você acha incluir Sucos Detox como esses na sua alimentação? No seu café da manhã, por exemplo! Já pensou nisso? Você acha que Sucos Detox ajudam a emagrecer de forma rápida e saudável? Sim? Não? Você ainda acha que é possível emagrecer rápido e de forma saudável? Quais sucos você gosta de fazer em casa?

Me diz aqui nos comentários…quero muito aprender receitas novas para gravar nos meus próximos vídeos! 😉

Um abraço!
Tiago

Ps.: há casos de obesidade em que a pessoa precisa sim emagrecer rápido, mas isso é caso para tratar com uma equipe multiprofissional da área de saúde. Se seu quadro de saúde está crítico, e você precisa emagrecer rápido, converse com seu médico antes de fazer as receitas a seguir.


Suco Detox Emagrecedor

Ingredientes

  • 2 maçãs-verdes médias
  • 1 talo de aipo
  • ⅓ de pepino médio
  • 1 limão descascado
  • 10 folhas de manjericão
  • 3 cm de gengibre fresco
  • ½ abacate maduro
  • 200 ml de água
  • 1 xícara de gelo

Como preparar

Se você for usar juicer (processador), coloque as maçãs, o aipo, o pepino, o limão, o manjericão e o gengibre na juicer. Depois disso, bata no liquidificador com o abacate e o gelo. É um excelente substituto para o café da manhã. Geladinho é uma delícia! Se você não tem juicer e vai fazer no liquidificador, faça assim: coloque todos os ingredientes cortados em, no máximo, tamanhos de 2 cm e bata com 150 ml de água. Inicie em velocidade média e quando não houver mais pedaços inteiros, aumente para velocidade máxima e espere liquefazer bem. Retire do liquidificador, coe e sirva.

Benefícios deste suco

Excelente para te dar aquela sensação de saciedade, este suco é rico em vitaminas e minarais essenciais para quem quer emagrecer com saúde. Repleto de água e fibras, estimula o funcionamento dos intestinos e é uma fonte riquíssima de antioxidantes naturais. Receita diurética, elimina o inchaço extra que pode estar aí te acompanhando há anos. A combinação parece estranha, mas fica uma delícia!

Suco Queima em 24h

Ingredientes

  • 1 maçã média
  • 1 fatia de abacaxi (3 cm na altura)
  • 3 cm de gengibre fresco
  • 15 folhas de hortelã
  • 1 limão descascado
  • 200 ml de chá verde
  • 1 xícara de gelo

Como preparar

Prepare o chá verde, fazendo uma infusão da erva em até 90 segundos (mais que isso o chá verde fica amargo). Se você for usar juicer (processador), coloque a maçã, o abacaxi, o gengibre, a hortelã, o limão. Depois disso, bata no liquidificador com o chá verde e o gelo. É acho um excelente substituto para o meu café da manhã. Funciona muito bem durante o dia. Evite esta receira à noite para não ter problemas com o sono. Se você não tem juicer e vai fazer no liquidificador, faça assim: coloque todos os ingredientes cortados em, no máximo, tamanhos de 2 cm e bata com o chá verde. Inicie em velocidade média e quando não houver mais pedaços inteiros, aumente para velocidade máxima e espere liquefazer bem. Retire do liquidificador, coe e sirva.

Benefícios deste suco

A combinação gengibre, limão e chá verde faz desse suco um poderoso aliado para quem quer elevar o metabolismo e queimar aquele pneuzinho de gordura que incomoda já faz tempo. Além de ajudar no emagrecimento, essa receita é uma delícia.

Crédito da imagem na balança: Freepik
Crédito da imagem do café da manhã: Freepik