Juicer ou Liquidificador para fazer Sucos Detox?

Fazer os sucos usando juicer ou liquidificador? O que é melhor?

Essa é uma das maiores dúvidas que recebo quando as pessoas querem começar a fazer Sucos Detox em casa. Ah,  e se você ainda não conhece uma juicer, é o mesmo que centrífuga, só que um tipo específico para sucos!

juicer ou liquidificador

Eu imagino que saber se você deve usar juicer ou liquidificador também pode ser sua dúvida, afinal de contas juicer ainda não é um eletrodoméstico comum aqui no Brasil, mas liquidificador quase todo mundo tem em casa.

Pensando nisso, vou esclarecer como funciona cada um desses dois eletrodomésticos, e vou te ensinar as vantagens e desvantagens de usar cada um deles na produção de seus Sucos Detox.

Antes de falar das juicers e dos liquidificadores, eu vou te explicar um pouco como funcionam as fibras dos vegetais no nosso corpo. Isso é importante porque é a diferença básica para entender os benefícios de se fazer um suco usando juicer ou liquidificador.

Você, assim como eu, deve ter aprendido que uma das coisas boas que os vegetais trazem para nossa alimentação são as fibras, certo? Se as fibras são boas, por que poderia ser bom usar uma juicer na preparação dos sucos, já que as fibras são completamente removidas? Juicer é bom ou é ruim afinal?

As Fibras dos Vegetais

Como eu disse, antes de tudo, é importante você entender o que são as fibras, quais são as duas categorias de fibras dos vegetais, e qual o papel de cada uma dentro do nosso corpo.

Basicamente, quando comemos vegetais (frutas, legumes, folhas, castanhas, sementes e grãos integrais), as fibras são a parte desses alimentos que não conseguimos digerir. Ou seja, elas passam pelo nosso sistema digestivo e saem sem serem absorvidas pelo organismo.

As fibras presentes em frutas, legumes e folhas podem ser de dois tipos: fibras insolúveis ou fibras solúveis.

As fibras insolúveis têm várias propriedades benéficas ao organismo, como, por exemplo:

  • adicionam volume às fezes;
  • ajudam a manter o funcionamento dos intestinos;
  • reduzem a velocidade de absorção dos nutrientes;
  • mantêm você com a sensação de saciedade por mais tempo;
  • aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.

Já as fibras solúveis trabalham de forma um pouco diferente. Elas trazem os seguintes benefícios ao nosso corpo:

  • absorvem muita água e, por causa disso, formam um substrato para composição de prebióticos que favorecem a multiplicação de bactérias, e isso contribui para a saúde do sistema digestivo;
  • regulam o controle de conversão de açúcar no sangue (absorção de nutrientes);
  • também contribuem para a sensação de saciedade;
  • podem reduzir o colesterol no sangue;
  • reduzem a velocidade com que os alimentos passam pelo sistema digestivo.

E aí? Entendeu a diferença entre as fibras solúveis e insolúveis?

Agora vamos levar essas diferenças para um programa de Detox de Sucos.

Quando utilizamos liquidificador, tanto fibras solúveis quanto fibras insolúveis permanecem no suco, todas misturadas. Usando a juicer, grande parte das fibras insolúveis é retirada (uma parte bem pequena permanece) e ficamos basicamente com as fibras solúveis no suco.

Se você quer fazer um Detox de Sucos corretamente, é importante que você reconheça a necessidade de evitar o consumo das fibras insolúveis no período do Detox. Isso porque o que queremos quando fazemos um período de Detox é alimentar o nosso corpo na maior velocidade possível. Ou seja, usar sucos com fibras solúveis e sem fibras insolúveis faz com que o seu corpo seja nutrido em uma velocidade incrível logo após a ingestão de cada suco.

Usando um liquidificador, você deverá coar os sucos de uma forma (eu vou te ensinar como), e usando uma juicer você vai preparar seus sucos sem precisar coar. O que eu quero te dizer é que seu Detox de Sucos pode ser realizado independentemente do eletrodoméstico que você vai usar, mas que para fazer um Detox de Sucos corretamente você vai SIM precisar retirar as fibras insolúveis dos seus sucos.

Você precisa entender que as fibras insolúveis devem ser retiradas pelo período do Detox principalmente porque elas reduzem a velocidade de absorção dos nutrientes, e isso é justamente o oposto do que precisamos em um Detox de Sucos. Fazer um Detox de Sucos é justamente fazer com que seu corpo absorva todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento, na maior velocidade possível. Isso facilita todos os processos neurobioquímicos que ocorrem dentro do seu corpo, inclusive os responsáveis pela sua desintoxicação.

Quando você remove as fibras insolúveis, e fica apenas com a parte flúida dos vegetais, você facilita a assimilação e absorção de vitaminas, minerais e outros fitonutrientes importantes para o seu sistema digestivo. Como a fibra insolúvel retarda a absorção de muitos micronutrientes, usar apenas a parte líquida dos sucos vai basicamente entregar muito mais rápido todos os nutriente que suas células precisam. O corpo gasta pouca energia para absorver os nutrientes quando as fibras insolúveis são removidas, e isso faz com que o processo de desintoxicação do organismo (assim como todos os outros processos realizados pelo seu corpo a cada segundo) funcionem melhor.

Juicer ou Liquidificador: qual é melhor para um Detox de Sucos?

Antes de responder essa pergunta, vou repetir o que já disse: não importa se você tem juicer ou liquidificador, você pode começar seu Detox de Sucos com qualquer um dos dois.

Mesmo assim, eu preciso mostrar para você as diferenças práticas entre esses dois eletrodomésticos, porque, mesmo sabendo que os dois podem ser utilizados no Detox de Sucos, há sim vantagens e desvantagens entre os dois.

Se você tem uma juicer, e já usou ela para processar alguns alimentos, com certeza já percebeu que ela extrai todo o sumo dos vegetais. De um lado ela despeja numa jarra esse sumo, que é o seu suco, e do outro ela despeja toda a polpa, praticamente seca (essa polpa está cheia das fibras insolúveis).

Se você usa o liquidificador, seu suco será uma mistura das fibras solúveis e insolúveis na mesma jarra. Para remover a polpa, já que o que queremos é fazer um Detox de Sucos, você pode coar o suco e ficar só com a parte líquida.

Lembra que vimos lá em cima sobre a importância das fibras insolúveis no nosso corpo? Tudo bem que elas mantém o seu sistema digestivo saudável e retardam a absorção de açúcar. Mas, além de retardarem a absorção de açúcar, também retardam a absorção de nutrientes e é por isso que queremos retirá-las no período Detox de Sucos.

Muita gente comenta comigo que quando usa o liquidificador, e esse também pode ser seu caso, prefere não coar o suco, e acaba consumindo as fibras insolúveis também. Mesmo sabendo que a velocidade de absorção de nutrientes não estará ocorrendo da melhor forma possível devido a presença dessas fibras insolúveis, ainda sim você sentirá os benefícios do Detox de Sucos para sua saúde, mas saiba que fazendo isso você tenderá a sentir mais fome, pois seu corpo não será nutrido com a mesma velocidade por causa da presença das fibras insolúveis.

“Tudo bem! Entendi! Mas afinal de contas, eu tenho juicer e liquidificador em casa! O que eu devo fazer? Uso juicer ou liquidificador?”

Eu vou responder isso com um experimento.

Você sabia que sucos feitos na juicer são de cores muito mais fortes e intensas, muito mais vibrantes do as mesmas receitas feitas no liquidificador? Essa diferença pode ser vista a olho nu, e isso acontece simplesmente porque é a alta concentração de nutrientes que dá esse aspecto ao suco da juicer. Quando falamos de vegetais, normalmente a alta concentração de nutrientes é traduzida na colocação forte e escura.

Considere a receita a seguir:

  • 4 folhas de couve manteiga;
  • 2 maçãs-verdes;
  • 1 limão descascado.

O experimento consiste em fazer essa mesma receita tanto na juicer e como também no liquidificador.

Depois de prontos os dois sucos, ao colocar os copos lado a lado, você vai ver como é nítido que a concentração de nutrientes é muito maior no suco feito na juicer. Se você fizer isso em casa vai ver claramente que uma das vantagens de se usar uma juicer ao invés de um liquidificador na preparação de seus Sucos Detox é que você aproveita muito mais os nutrientes dos vegetais, e isso vai fornecer mais nutrientes ao seu corpo com a mesma quantidade de ingredientes.

Tá, mas você sabe o porquê de tudo isso?

Isso acontece porque quando usamos o liquidificador, parte dos nutrientes ficam presos nas fibras insolúveis (na polpa).

Aí você pode pensar: “Então se eu uso o liquidificador e não passo meu suco na peneira, vou estar consumindo todos os nutrientes que um suco preparado na juicer!”, só que não é bem assim.

Como não temos a capacidade de digerir as fibras insolúveis (polpa), parte desses nutrientes presos nas fibras vai sair junto com as fezes, sem que sejam absorvidos.

É mais ou menos assim: quando você usa a juicer, você extrai entre 70% e 80% dos nutrientes presos nas fibras, e seu corpo absorve 100% deles. Quando você usa o liquidificador, coando ou não, você não extrai nem 50% dos nutrientes presos nas fibras, e acaba absorvendo um percentual menor de nutrientes com esse suco.

Entendeu?

Além dessa vantagem (quantidade de nutrientes absorvidos), fazer sucos na juicer economiza tempo. Você não precisa coar os sucos para separar a polpa, prepara tudo de uma forma prática e simples e acaba utilizando menos utensílios na cozinha, o que facilita a limpeza. É verdade que se você é iniciante, usar a juicer pode parecer complicado no início, mas toda nova experiência é assim mesmo, e a prática vai te mostrar como é bem fácil usar uma juicer!

Agora, preste atenção! Eu já disse isso lá em cima, e vou repetir para que fique bem claro para você: não importa se você tem juicer ou liquidificador! Você pode começar seu Detox de Sucos com qualquer um dos dois.

O que importa mesmo é que, fazendo um Detox de Sucos, e incluindo sucos no seu dia a dia, você vai ter em sua alimentação uma grande quantidade de frutas, legumes e folhas. Isso representa a energia viva da natureza, sendo abundantemente jogada para dentro do seu corpo.

Olha só que interessante isso aqui! Eu vou compartilhar com você ao final desse post uma receita de suco detox que eu gosto muito: Suco para Emagrecer Agora. Agora, imagine a quantidade enorme de nutrientes e a o volume de comida que você coloca para dentro quando faz esse suco:

  • 2 maçãs médias;
  • 2 cenouras;
  • 2 pêras;
  • 1 pepino médio;
  • 4 folhas de couve;
  • 2 cm de gengibre.

Você se imagina comendo isso tudo às 10h da manhã, no seu lanche? Tenho certeza que não! É muita coisa! Agora, fazendo um suco com todos esses vegetais, além de ficar uma delícia, você nutre seu corpo com vitaminas, minerais, fitonutrientes e tudo mais que seu corpo precisa.

Por isso que eu te falo…

  • se você tem juicer e liquidificador em casa, prefira usar a juicer na preparção de seus Sucos Detox, mesmo sabendo que você pode usar juicer ou liquidificador;
  • se você ainda não tem juicer, use o liquidificador na preparação de seus Sucos Detox;
  • se você não tem juicer nem liquidificador em casa, vá na casa do vizinho pedir emprestado, e não deixe de fazer seu programa de Detox de Sucos por causa disso. \o/

…o que importa mesmo é que você comece! Desintoxicação do corpo usando sucos vai muito além de uma simples modinha. Essa é a forma mais rápida e eficiente de nutrir seu corpo por inteiro, com a maior quantidade e concentração dos nutrientes que a natureza nos oferece. Um corpo completamente nutrido, é mais forte, saudável e trabalha melhor para que tudo o que ocorre lá dentro favoreça o seu emagrecimento.

Juicer ou liquidificador são excelentes maneiras de incluir um montão de vegetais em sua alimentação, com uma grande variedade de frutas, folhas e legumes. E essa grande variedade é praticamente impossível de se conseguir todos os dias, em todas as refeições, sem utilizar sucos frescos como esses.

Coloquei na tabela abaixo uma comparação das três formas de fazer os seus Sucos Detox, usando juicer ou liquidificador. Uma breve análise mostra as vantagens de cada método. Essas diferenças são importantes quando você quer fazer um programa de Detox de Sucos.

tabela juicer ou liquidificador

O que importa disso tudo é que você entenda as diferenças entre usar uma juicer ou um liquidificador, e decida qual é melhor para você começar seu Detox de Sucos. Pelo que eu já te expliquei até aqui, juicer é melhor para um programa detox, mas nem todo mundo tem em casa. Olhando para os comentários que recebo sobre esse assunto, pode ser que você também não queira fazer esse investimento agora, antes de experimentar se desintoxicar de verdade com um programa de sucos. Por isso mesmo, eu te incentivo fazer um Detox de Sucos usando liquidificador (se você ainda não tem juicer). Depois, percebendo todos os benefícios de emagrecer fazendo Detox de Sucos, você vai poder decidir comprar uma juicer e melhorar ainda mais os efeitos do Detox.

Alimentação com Sucos é, antes de tudo, uma ARTE, e todo artista tem sua forma particular de trabalhar. 😉

A prática de fazer seus sucos vai te mostrar como isso tudo é divertido, saudável e benéfico para sua vida. Mesmo que você não inicie agora seu plano de desintoxicação com sucos, minha dica é que você já inclua Sucos Detox no seu dia a dia. Você vai ver como é um hábito gostoso, divertido pra caramba e que ajuda a emagrecer de verdade.

Eu tenho postado, em outros artigos aqui no blog, várias receitas de sucos para emagrecer rápido. Procuro compartilhar sempre ao final de cada post. Use e abuse delas, que são nutritivas, gostosas e ajudam quem quer emagrecer de verdade.

Ah, se você gosta de criar suas receitas, e também quer emagrecer, uma dica final é a seguinte: use até duas proções de frutas, e pelo menos três porções de legumes ou folhas. Além disso, sempre dê preferência a frutas com baixo índice glicêmico.

Agora, se ainda ficou alguma dúvida nas diferenças entre juicers e liquidificadores, não deixe de me perguntar aqui em baixo. Dependendo do seu objetivo e das suas receitas, um ou outro método tem vantagens e desvantagens, e eu quero te ajudar a aproveitar ao máximo seu Detox de Sucos.

Um abraço.
Tiago


Suco para Emagrecer Agora

  • 2 maçãs médias
  • 2 cenouras
  • 2 pêras
  • 1 pepino
  • 4 folhas de couve
  • 4 cm de gengibre
  • 200 ml de água
  • 1 xícara de gelo

Modo de Preparo na Juicer: coloque todos os ingredientes no juicer. Ao colocar o gengibre, empurre ele junto de outros ingredientes para dentro da juicer. Isso é para que consiga extrair o máximo de suco do gengibre. Sirva com o gelo.

Modo de Preparo no Liquidificador: coloque todos os ingredientes cortados em, no máximo, tamanhos de 2 cm e bata com 100 ml de água. Inicie em velocidade média e quando não houver mais pedaços inteiros, aumente para velocidade máxima e espere liquefazer bem. Retire do liquidificador, coe e sirva com o gelo.

Benefícios deste suco:
Esse suco é rico em pectina, tanto pela maçã quanto pela pêra. Por isso, é uma bebida que tem grande eficácia no combate ao colesterol ruim. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e, também, a eliminar toxinas do organismo.